Gabinete

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) é o órgão responsável pelo planejamento e pela execução da política do Sistema Municipal de Ensino com o objetivo de oferecer educação pública de qualidade, baseando-se nos preceitos constitucionais e legais em vigor. É responsável pelo acesso e pela permanência de todos na educação pública municipal, garantindo a igualdade de condições e a valorização dos profissionais da Educação.

O Gabinete da Secretária de Educação Municipal é o centro da gestão pública, responsável por planejar, coordenar e fiscalizar a execução da política municipal de Educação. Tem como atribuições elaborar normas, planejamentos e orientações necessárias para o melhor funcionamento do sistema educacional. A gestão é compartilhada com os diversos setores e instituições que compõem a SEME.
É composto por:

Márcia Almeida – Secretária Municipal de Educação
Alice Moura – Secretária Adjunta Municipal de Educação

image_pdfimage_print

Márcia Almeida

Secretária Municipal de Educação

Márcia Almeida é professora há 20 anos da rede municipal. Formada em Letras/Língua Inglesa e pós-graduada em Informação na Educação. É desenvolvedora do Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional (Sigete).

Alice Moura

Secretária-Adjunta Municipal de Educação

Alice Moura é doutora em projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI – 2019). Experiência na área de Administração com ênfase em Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentável e Royalties do Petróleo.

Assessorias

Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação é responsável pelas estratégias de comunicação interna e externa com os Setores da SEME, Escolas, Coordenadoria-Geral de Comunicação da Prefeitura e demais órgãos. Promove a divulgação de notícias relacionadas à educação municipal nos veículos oficiais de comunicação, com produção de releases, informativos, fotografias, vídeos, arte, entre outras produções. Atende a imprensa e a sociedade por meio dos canais de comunicação oficial como e-mails e redes sociais. É responsável pela Redação Oficial da SEME, produzindo documentos e correção ortográfica. Faz o clipping e ajuda a organizar e a divulgar eventos do órgão.

A parceria com a Chefia de Gabinete, Superintendências e Departamentos é fundamental para que a equipe da Assessoria de Comunicação exerça seu papel com eficiência.

Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica da SEME tem como atribuição oferecer assessoramento técnico-jurídico ao Secretário de Educação. É responsável pela análise técnica de documentos, contratos, minutas, locações, termos de cessão, acordos de cooperação, convênios e outros documentos de natureza jurídico-administrativa. A Assessoria Jurídica também tem a prerrogativa de subsidiar a Procuradoria Geral do Município (PROGEM) com informações e documentos para a defesa da cidade de Cabo Frio.

Assessoria de Tecnologia da Informação

A Assessoria de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) faz o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e execução de projetos e ações que envolvam tecnologias de informação e comunicação, articuladas pelos setores de Infraestrutura, Gestão de Projetos e Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional (SIGETE). É responsável pelo suporte técnico dos equipamentos da SEME e pela implantação de sistemas de gerenciamento de soluções tecnológicas que atendam às demandas da SEME e das escolas da rede municipal, com o objetivo de promover e auxiliar no desenvolvimento da qualidade da educação do município.

Nesse contexto, são demandas da Assessoria de TI:

  • Setor de Infraestrutura

Administra, mantém e opera a infraestrutura de comunicação, oferecendo conectividade a todos os departamentos da SEME, incluindo os equipamentos corporativos. Promove a gestão de itens relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação, englobando sistemas operacionais de bancos de dados, automação de chamados, segurança, rede, linhas de comunicação de dados, estações de trabalho, servidores e terminais de autoatendimento, tendo em vista a obtenção de ganhos de economia de escala para o município, além dos benefícios intrínsecos de padronização e integração. É responsável pela manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos e sistemas de informática da SEME.

  • Setor de Gestão de Projetos de TI

Coordena o desenvolvimento e a implantação de novas soluções em software, executa atividades de pesquisa, análise, avaliação, teste, entre outras, de forma a adequar soluções inovadoras para modernizar a gestão pública, tornando-a mais eficiente. Atua como ponto focal na oferta de pessoal capacitado a planejar, desenvolver, operar e manter a estrutura do ambiente de TI necessária para atender às demandas relativas aos departamentos da SEME.
Desenvolve e gerencia o site institucional. Armazena e realiza backups periódicos de arquivos na nuvem, orienta a aplicação e uso de softwares. Desempenha outras atividades correlatas e/ou afins.

  • Setor de Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional (SIGETE)

Promove o planejamento estratégico e operacional do SIGETE, com o objetivo de definir e disponibilizar informações estratégicas para subsidiar as ações da SEME e das escolas municipais, incluindo pesquisas, relatórios, atualização e alimentação de dados distintos. Desenvolve e acompanha e-mails institucionais, além de outras atividades correlatas e/ou afins.

Fechar Menu
Skip to content