Secretaria

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) é o órgão responsável pelo planejamento e pela execução da política do Sistema Municipal de Ensino com o objetivo de oferecer educação pública de qualidade, baseando-se nos preceitos constitucionais e legais em vigor. É responsável pelo acesso e pela permanência de todos na educação pública municipal, garantindo a igualdade de condições e a valorização dos profissionais da Educação.

Gabinete

O Gabinete da Secretaria Municipal de Educação é o centro da gestão pública responsável por planejar, coordenar e fiscalizar a execução da política municipal de Educação. Tem como atribuições elaborar normas, planejamentos e orientações necessárias para o melhor funcionamento do sistema educacional. A gestão é compartilhada com os diversos setores e instituições que compõem a SEME.

SEME Tamoios

Secretaria Municipal de Educação  – Tamoios

Presta assessoria técnica, administrativa e pedagógica no distrito de Tamoios. O setor gerencia o pessoal e as demandas das unidades escolares, com atendimento a funcionários e equipes diretivas. Repassa as orientações emanadas pela Seme central.

Realiza a gerência de transporte escolar com elaboração de rotas, logística, controle e emissão de carteiras de estudantes que utilizam o serviço. Cabe ao setor a avaliação, distribuição e acompanhamento dos serviços de manutenção predial das escolas do distrito.

COGETEI

Coordenadoria-Geral  de Ciência, Tecnologia e Inovação

Responsável pela coordenação, planejamento, incentivo e controle das atividades e programas de modernização do município. Suas principais propostas são o desenvolvimento tecnológico de âmbito municipal, a pesquisa de novas técnicas alternativas de energia natural e o incentivo à expansão da educação tecnológica, profissional e superior.

Realizada convênios com instituições públicas e privadas, por meio da oportunidade ao ingresso em cursos e estágios. É a peça-chave para que os avanços das ações em educação, pesquisa, ciência e tecnologia possam melhorar as condições de vida da sociedade cabo-friense.

SUFIN

Superintendência Financeira – SUFIN

Responsável pelo recebimento e correção das prestações de contas. Efetua a orientação e acompanhamento da utilização correta das verbas públicas pelas unidades escolares, atua na resolução de pendências nas prestações de contas e lançamentos no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC). As ações são desenvolvidas a partir de três departamentos técnicos: a Coordenadoria Financeira, Nutrição Escolar e Coordenadoria de Processos.

SRH

Superintendência de Recursos Humanos – SRH

Responsável pela gestão de pessoal da pasta. Realiza o atendimento aos servidores e a administração geral de processos como recebimento, análise, tramitação e arquivamento.
Executa ações dos ciclos da vida funcional dos servidores, como exonerações, desligamentos, declarações, licenças e aposentadoria. Executa a inserção de dados e atualizações do Sistema de Gestão & Tecnologia Educacional (SIGETE). Elabora, organiza e executa processos seletivos simplificados e concursos públicos.

SUPED

Superintendência Pedagógica – SUPED

Fomenta, alinha e implementa políticas públicas que garantam o ingresso e a permanência do aluno na escola, por meio de ações e estratégias que favoreçam o seu pleno desenvolvimento. As ações de suporte pedagógico são desenvolvidas a partir de quatro departamentos técnicos: Inspeção Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escolar e de Formação Continuada.

As principais atribuições da superintendência estão na prestação de assessoria técnico-pedagógica, no que se refere ao processo ensino-aprendizagem, além de garantir a articulação entre os departamentos e o centro de estudos, alinhando ações com vistas ao desenvolvimento da educação.

SUPINFRA

Superintendência de Infraestrutura e Patrimônio – SUPINFRA

Zela pela da infraestrutura das unidades escolares, núcleos educacionais e da própria sede da Seme. É responsável pela elaboração de projetos de construção e reformas, planilhas orçamentárias e orientações dos serviços e manutenção física das unidades da secretaria.

É encarregado por reformas, manutenções e controle de equipamentos e mobiliários, além da gerência do transporte da Seme e do transporte estudantil, com a elaboração da logística no atendimento a alunos usuários e na manutenção preventiva e corretiva da frota escolar.

Efetua serviços gerais como capina, poda, combate a pragas urbanas e esgotamento sanitário. Essas ações são divididas em dois departamentos técnicos: estrutural e engenharia.

Fechar Menu
Skip to content