Reunião Geral dos Supervisores apresenta orientações pedagógicas

O encontro que é promovido pela Secretaria de Educação tem como objetivo a integração dos profissionais

Na manhã desta quarta-feira (07), cerca de 100 Supervisores da Rede Municipal de Ensino participaram da Reunião Geral do Departamento de Supervisão Escolar no auditório da Escola Municipal Edilson Duarte. O encontro, que é promovido pela Secretaria de Educação, tem como objetivo a integração dos profissionais.

Abrindo a reunião, a Professora Márcia Fonseca, da Coordenação de História e Cultura Afro Indígena iniciou a palestra com a apresentação do filme “Pode me chamar de Nadir”. Com o foco no tema da educação antirracista, a palestrante debateu sobre a desigualdade racial.

“É uma oportunidade incrível ter esse espaço para falar. O objetivo é fazer uma educação antirracista e mais democrática. Para isso, é necessário provocar alguns questionamentos para o enfrentamento e combate da realidade no ambiente escolar”, enfatizou Márcia.

As reuniões acontecem periodicamente, conforme calendário, para orientar a formação e acompanhar o trabalho desenvolvido nas unidades escolares da Rede Municipal. Após a palestra, foi iniciada a plenária. Segundo a Diretora de Departamento de Supervisão Escolar, Heloisa Helena de Campos, a reunião busca compartilhar informações e orientações pedagógicas visando melhorar o desenvolvimento do trabalho docente.

“Temos como objetivo dar continuidade à penúltima reunião. A proposta é discutir os documentos e as práticas que os supervisores de campo implementam nas escolas. Além das reuniões gerais, cada gerência se reúne com seu grupo para apoio mais próximo e específico”, explicou Heloisa.

Os alicerces da plenária foram as sugestões para a formação continuada dos professores e supervisores, debate sobre o relatório individual do aluno do 1° e 2° anos e sugestões para o Departamento da Supervisão Escolar. Além disso, os profissionais foram informados sobre o calendário do ano letivo de 2019.

Para a Supervisora Marina Cristina de Oliveira, da E.M. Maestro Rui Capdeville, a reunião é essencial para a integração da equipe. “O evento é importante pelas informações que são passadas, ficamos ciente do que está acontecendo enquanto rede. É um momento também de integração e fortalecimento entre os profissionais”, relatou a supervisora.