4° encontro do curso de capacitação de diretores das escolas municipais acontece nesta quarta-feira (07)

Nesta quarta-feira (07) acontece o 4° encontro do Ciclo de Debates: Gestão democrática das escolas municipais na E. M. São Cristóvão, entre 9h e 13h. O evento é voltado para diretores e dirigentes da educação básica da rede e tem como objetivo contribuir com a qualificação dos gestores. O tema discutido será “Colegialidade: os desafios de um conselho escolar e a participação praticada”.

A formação conta com cinco encontros, sendo que os dois últimos terão as turmas unificadas. O Ciclo de Debates é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) por meio da Coordenação de Formação Continuada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa conta com a orientação da Dra. Daniela Patti do Amaral, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (Gesed).

Além do tema central, Daniela Patti irá usar como referência dois textos: “As perspectivas de liderança nas escolas” e “A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares”.  Durante os debates, os diretores e dirigentes refletem sobre a gestão democrática e desenvolvem atividades para a formação cidadã dos alunos.

O Ciclo de Debates – Gestão Democrática das escolas municipais está sendo oferecido após uma pesquisa realizada pela Seme, sendo fundamentado nas respostas dos questionários enviados pela Formação Continuada aos gestores das unidades escolares e da orientação dada na Lei de Consulta para Diretores (lei nº 2902/2017).

Cronograma

Dia 07/11 (das 9h às 13h):  Escola Municipal São Cristóvão – Rua Fagundes Varela, 216, São Cristóvão.

Dia 28/11 (das 9h às 13h): Escola Municipal Maestro Rui Capdeville – Avenida Adolfo Beranger Júnior, 1320 – São Cristóvão, Cabo Frio.