Escolas municipais de Cabo Frio recebem certificado do Programa Bandeira Azul

Evento é um reconhecimento do trabalho ambiental feito nas unidades de ensino

As escolas municipais do bairro do Peró receberam nesta quarta-feira (31) certificados de homenagem e agradecimento pela dedicação dos alunos e da equipe das unidades para Cabo Frio alcançar o Selo do Programa Ambiental Bandeira Azul. O evento aconteceu no pátio da Escola Municipal Evaldo Salles e reuniu 160 alunos da rede.

O evento agraciou as escolas envolvidas que realizaram diversas atividades de Educação Ambiental na Praia do Peró. As ações tiveram início em fevereiro deste ano nas escolas E.M. Etelvina Santana Fonseca, Professora Yone Nogueira e Evaldo Salles. As atividades buscaram conscientizar os estudantes com o recolhimento de microlixo, plantio de espécies nativas, reutilização de materiais retirados da praia, circuito com atividades físicas, noções de precaução no mar, entre outras.

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tiveram uma tarde de comemoração e muita diversão. Além da entrega dos certificados, o evento contou com apresentação de uma peça de teatro realizada pela ProLagos, que teve como tema o respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.

Para Krystina Célia, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, o trabalho realizado pelas escolas colabora para reforçar a importância da conscientização das crianças e aproximação com o meio ambiente. “A nossa participação é de extrema relevância, pois consolida a integração das escolas municipais do Peró em relação às questões ambientais do Programa Bandeira Azul”, observou a Coordenadora.

O Programa está na fase piloto, é uma ação conjunta da Coordenadoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento e da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes no evento o Coordenador de Meio Ambiente, Mário Flávio, a Coordenadora do Bandeira Azul na Praia do Peró, Paloma Arias e a Diretora de Departamento de Supervisão Escolar Heloisa Helena de Campos.