Secretaria de Educação realiza primeiro encontro do Programa Mais Alfabetização

image_pdfimage_print

Trabalho abrange 36 escolas e tem como objetivo fortalecer o processo de aprendizagem

Na tarde desta terça-feira (2), foi realizado o primeiro encontro de assistentes do Programa Mais Alfabetização, do qual participaram cerca de 50 profissionais. A iniciativa é do Governo Federal, abrange 36 escolas da rede municipal e tem como objetivo apoiar as unidades escolares na alfabetização dos alunos de primeiro e segundo anos.

Uma das atividades do programa é oferecer assistentes de alfabetização para os alunos das escolas. Esses profissionais trabalham cinco horas semanais por turma, acompanhando o planejamento dos professores alfabetizadores e dando-lhes assistência.

Durante a primeira reunião, que iniciou o trabalho de formação para os assistentes, os assuntos foram o sistema de monitoramento da alfabetização e as avaliações que acontecem durante o programa.

O Mais Alfabetização começou em junho de 2018 e terá duração de 14 meses. Ele tem como finalidade a alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes e a prevenção ao abandono, à distorção de idade do aluno e ano cursado, com intensificação de ações pedagógicas.