Alunos e funcionários da E.M. Maestro Rui Capdeville participam do projeto de sustentabilidade social e segurança do Aeroporto Internacional de Cabo Frio

Programação incluiu simulação com a brigada de incêndio, acesso às aeronaves e à pista de pouso e decolagem

Nesta quinta-feira (9), 43 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da E.M. Maestro Rui Capdeville participaram do Projeto de Sustentabilidade Social Descarte de Lixo e a Segurança de Voo, realizado pelo Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A convite da equipe organizadora, os estudantes aprenderam sobre os riscos que o descarte irregular do lixo oferece para a aviação e como podem contribuir para a segurança de um voo. Professores e auxiliares da escola também puderam participar da atividade.

Durante a visita, as crianças foram recebidas pela equipe do projeto e por estagiários de Turismo da Universidade Veiga de Almeida. O processo é composto por etapas e, a primeira delas, é a ida dos organizadores à escola para conversar com alunos, funcionários, pais e responsáveis. Os estudantes produziram desenhos que foram expostos no aeroporto no dia da visitação, o que colaborou com a ambientação das crianças ao local.

A brigada de incêndio realizou uma simulação com a participação dos alunos, que também conheceram o interior das aeronaves, manusearam instrumentos e tiveram acesso à pista do aeroporto. Ao fim da visita, cada aluno recebeu uma mudinha de planta para cuidar em casa.

A diretora da Unidade de Ensino, Eliane Caetano, afirmou que conhecer o projeto foi gratificante e enriquecedor. “Todos gostaram muito do passeio e voltaram encantados de lá. Foi gratificante ouvir de alunos que eles querem, um dia, ser pilotos, trabalhar no aeroporto. Isso abre um leque para eles, tanto profissional quanto da forma com que podem contribuir para a sustentabilidade e para evitar os acidentes aéreos na nossa região. Em nome da E.M. Maestro Rui Capdeville, eu quero agradecer pelo carinho de toda a equipe do aeroporto com os nossos alunos, professores e auxiliares. Temos uma parceria muito boa””, observou.