Orientação Educacional cria Comissão para sistematização e atendimento do setor

Profissionais puderam apresentar demandas da área e participaram da formação de uma nova comissão

Na manhã desta quarta-feira (8), foi realizada a primeira reunião da nova equipe da Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com os profissionais da rede. Durante o encontro, que aconteceu na E.M. Prof. Edilson Duarte, os orientadores apresentaram solicitações coletivas e foram informados sobre o funcionamento do sistema informatizado Registro de Ocorrência Escolar (ROE). Os participantes decidiram criar uma Comissão de Sistematização e Atendimento às demandas da área.

Os orientadores pediram a mudança da periodicidade da entrega do relatório do setor, deixando de ser mensal para ser trimestral, em consonância com a trimestralidade da rede. Para discutir a modificação, assim como tratar de algumas alterações que deverão ser feitas no Regimento Escolar e levadas à apreciação do Conselho Municipal de Educação (CME), foi criada uma comissão, constituída por dois representantes de cada segmento de ensino, sendo um da região central e um do Segundo Distrito. Outra solicitação do grupo foi a de realizações de encontros no Segundo Distrito, objetivando tornar mais acessível a participação dos profissionais da região nas reuniões mensais.

O sistema ROE foi apresentado e bem recebido pelos orientadores. Os representantes da Seme informaram que a responsabilidade pela inserção dos dados no sistema é da Direção, o que vai ao encontro do previsto no Regimento Escolar quanto à incumbência das aplicações disciplinares.

A diretora do setor de Orientação Educacional da Seme, Natália Casemiro, fez um balanço do primeiro encontro: “A reunião foi muito produtiva. A ansiedade do grupo é natural, mas acredito que conseguimos responder aos anseios dos profissionais da área. Tivemos um momento de acolhimento, um lanche coletivo, fizemos um agradecimento à equipe anterior, que é o reconhecimento do serviço prestado por eles à cidade de Cabo Frio. Foi um encontro muito positivo”, avaliou.