Orientação Educacional realiza encontro com os profissionais do setor nesta quarta-feira (8)

Nesta quarta-feira (8), acontecerá, na E.M. Prof. Edilson Duarte, às 8h, a primeira reunião da nova equipe responsável pelo setor de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com os profissionais da área. O encontro dá prosseguimento ao calendário anual de reuniões, que acontecem às segundas quartas-feiras de cada mês. O objetivo da conferência é apresentar a nova equipe, assim como a proposta de diálogo e horizontalidade, filosofia da nova gestão da Secretaria, e ouvir as necessidades dos orientadores.

O encontro visa também o acolhimento das demandas e a construção do pensamento coletivo para solucioná-las. A equipe irá, ainda, falar aos profissionais sobre o sistema informatizado Registro de Ocorrência Escolar (ROE), por meio do qual diretores poderão registrar ocorrências utilizando a senha do Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional (Sigete).

A diretora do setor, Natália Casemiro, detalha a importância da valorização do papel do orientador educacional no contexto escolar: “Os orientadores da rede lutaram muito por uma mudança na concepção do trabalho do orientador educacional, superando a visão de disciplinador escolar. Nossa atuação objetiva o desenvolvimento de ações preventivas que propiciem o pleno desenvolvimento dos educandos. O ROE vem para colaborar com o mapeamento da situação de violência escolar e contribuirá para que possamos pensar juntos em políticas educacionais para a mudança desse cenário.”

A reunião trará, ainda, informes sobre sábados letivos, parcerias realizadas no início do semestre e a proposta da criação de uma comissão de sistematização de demandas.