Escolas municipais são contempladas com recurso do Programa Escola Acessível

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprovou o plano de atendimento do “Programa Escola Acessível” de seis unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Cabo Frio. O programa tem por objetivo promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

As escolas foram contempladas com valores que variam entre R$ 8 mil e R$ 15 mil e os recursos deverão ser utilizados tendo como direcionador os planejamentos aprovados. Foram contempladas Araçá (R$ 8.300,00), Francisco Franco (R$ 8.300,00), Maestro Rui Capdeville (R$ 12.500,00), Marli Capp (R$ 15.000,00), Pedro Jotha (R$ 8.300,00) e Zélio Jotha (R$ 10.000,00).

Para receber o benefício do “Escola Acessível”, disponibilizado por meio do “Programa Dinheiro Direto na Escola” (PDDE), as escolas realizaram um cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, onde inseriram o plano de atendimento com o planejamento de utilização dos recursos.

Dentre as ações financiadas pelo programa estão a adequação arquitetônica (rampa, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora), aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis.