Cabo Frio conta com o programa federal “Novo Mais Educação”

image_pdfimage_print

A Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio conta com recursos de programas federais que contribuem para a melhor aprendizagem dos alunos. Um deles é o Novo Mais Educação, que neste ano disponibilizou R$ 536.805,00 para 39 unidades escolares, contemplando estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio do programa, crianças e adolescentes terão complementação da carga horária, com atividades mediadas por um professor, com foco na escrita, leitura, matemática e atividades complementares.

As atividades serão desenvolvidas pelo articulador, que deve ser um professor com carga horária mínima de 20 horas, preferencialmente efetivo, e será responsável pela coordenação, execução e monitoramento do programa na escola. Já o mediador da aprendizagem assumirá as atividades de acompanhamento pedagógico, sendo um de Língua Portuguesa e um de Matemática, com quatro horas de duração cada/semana. O facilitador fará as atividades complementares de livre escolha no campo da cultura e artes, esporte e lazer, a serem realizadas em sete horas, 2h20min para cada atividade/semana.

O programa oferece apoio financeiro para cobertura de despesas de custeio, como ressarcimento dos mediadores e facilitadores; aquisição de material de consumo e contratação de serviços necessários às atividades complementares. O programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, do Ministério da Educação.