Fórum reúne orientadores educacionais de dez municípios da região

Dez municípios da Região dos Lagos participam, nesta quarta-feira, 13 de junho, do VI Fórum de Orientação Educacional, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio. O evento acontece no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, das 8h30 às 13h, com palestras e mesa redonda para troca de experiência. Durante a abertura, o coral de alunos da Escola Municipal Zélio Jotha fará uma apresentação especial. O evento marca os 50 anos da Lei Nº 5.564, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional.

A palestra de abertura tem como tema “A Orientação Educacional Reescrevendo a História” e será ministrada pela professora Mariza Brum, diretora do Departamento de Orientação Educacional da SEME. Às 10h, a professora Thatiana Tavares Pereira, presidente da Associação Fluminense dos Orientadores Educacionais (ASFOE), ministrará a palestra “Inteligência Emocional em Tempos de Relações Líquidas”.

Na sequência, das 11h às 12h30, os dez municípios presentes terão a oportunidade de apresentar a estrutura e dinâmica da Orientação Educacional em cada rede municipal, possibilitando um panorama das atividades realizadas na Região dos Lagos. Mariza Brum acredita que o encontro dos profissionais enriquece a prática diária, pois possibilita que a experiência de atuação das outras redes seja compartilhada, valorizando os profissionais. “As temáticas são pertinentes à prática diária. Ao refletirmos, almejamos entendimento das aflições comuns para encontrarmos caminhos possíveis”, destaca.

O profissional de Orientação Educacional, na opinião da professora, tem como princípio aproximar as relações dentro da escola e com a família dos estudantes, alicerçada numa prática humanizadora. “A Orientação Educacional tem obrigação de constantemente rever seu olhar. O papel é de mediação, prevenção e valorização, com abordagem social e também afetiva”, enfatiza.

As inscrições para o Fórum estão encerradas. Participam do evento representantes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Orientação Educacional

De acordo com a Lei, “a orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito das escolas e sistemas escolares de nível médio e primário visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas”.

A Rede Municipal de Educação de Cabo Frio possui 85 orientadores educacionais em campo, que atendem as 107 vagas distribuídas entre as 87 unidades escolares, além da equipe que trabalha na sede da Secretaria. O grupo participa de reuniões mensais para formação e troca de experiência.