Cabo Frio abre seleção para assistentes de alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação abre Processo Seletivo para Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização para atuarem nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Cabo Frio. O Edital SEME n.º 46, publicado nesta quinta, 7 de junho, considera as disposições da Portaria/MEC nº. 142, de 22 de fevereiro de 2018, que institui o referido Programa. As inscrições poderão ser feitas até o meio-dia do dia 13, no site oficial da SEME.

A secretaria de Educação ressalta a necessidade de fazer a inscrição on-line dentro do prazo. O formulário de inscrição, que é enviado por e-mail, deve ser impresso e assinado para ser entregue, juntamente com a relação de documentos previstos no Edital, no dia 15 de junho, na sede da SEME, das 9h às 12h e das 14h às 16h.  A Equipe Técnica da SEME fará a avaliação curricular/documental, de caráter classificatório e eliminatório. A publicação do resultado definitivo está prevista para o dia 25 de junho.

O Programa Mais Alfabetização tem como objetivo fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental. Tendo como principais finalidades: a alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental, por meio de acompanhamento pedagógico específico; e a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do processo de alfabetização

De acordo com o Edital, “as atividades desenvolvidas pelos Assistentes de Alfabetização serão consideradas como de natureza voluntária nos termos da Lei Federal n.º 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 – Lei do Voluntariado, sendo obrigatória a assinatura de termo de Adesão e Compromisso do Voluntariado, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”. A convocação para atuação ocorrerá de acordo com as vagas existentes nas unidades escolares e mediante liberação dos recursos pelo Ministério da Educação, uma vez que os candidatos receberão ressarcimento do valor referente às despesas pessoais (alimentação e transporte) por turma/mês.

Documentos:

– Formulário de inscrição, impresso e assinado

– Cópia da Cédula de Identidade – RG (frente e verso);

– Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso);

– Cópia do Título de Eleitor, com comprovante de quitação eleitoral;

– Cópia dos Certificados: Conclusão do Ensino Médio (curso Normal), Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia. No caso de candidato graduando, apresentar declaração de cursando da Instituição de Ensino Superior;

– Currículo, conforme modelo constante no Anexo II deste Edital;

– Declaração ou certificados de cursos na área de Alfabetização (se houver);

– Comprovante de experiência profissional docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (se houver).

– Experiência profissional docente no ciclo de alfabetização, na Rede Municipal de Cabo Frio, mínimo de 06 (seis) meses (se houver).

• O Edital e todas as etapas do Processo Seletivo estão aqui.
  • Acesse aqui o Formulário de Inscrição.