Comissão Permanente de Diretores toma posse

Na manhã desta quinta-feira, 7, o prefeito em exercício Achilles Almeida Barreto Neto empossou os membros da Comissão Permanente de Diretores da Rede Municipal de Educação. A solenidade, realizada no auditório da Prefeitura Municipal, contou com a presença do secretário de Educação, Alessandro Teixeira, do secretário de Cultura, Miguel Alencar, dos vereadores Letícia Jotta, Guilherme Moreira e José Ricardo Gonçalves, além de gestores da pasta, de representantes das unidades escolares e convidados.

Na ocasião, o prefeito Achilles Barreto destacou a importância da gestão democrática, acrescentando que, com a implantação da Comissão Permanente de Diretores, o município está colhendo frutos do trabalho iniciado por educadores há algumas décadas. Convidou, ainda, os gestores a manterem sempre o aluno no centro de todas as decisões. “Precisamos garantir que todas as nossas escolas estejam abertas para garantir o futuro da nossa juventude”, enfatizou.

Durante seu pronunciamento, o prefeito anunciou algumas mudanças que estão sendo implementadas na área da Educação que garantirão mais agilidade na rotina administrativa. Em parceria com o Banco do Brasil, as escolas passarão a utilizar cartões de débito para o pagamento das despesas em substituição dos talões de cheque. Outras duas soluções estão sendo desenvolvidas pela equipe técnica da Secretaria de Educação e serão disponibilizadas nos próximos dias: o sistema de registro de ocorrências on-line, em substituição ao tradicional livro de ocorrências, e o mapa de merenda on-line.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, destacou as expectativas da sociedade em relação a Educação e os desafios diários enfrentados pelos gestores. “Esse é um momento importante da Rede Municipal, pois estamos empreendendo na gestão compartilhada. Por meio da Comissão, podemos decidir e repensar as práticas coletivamente e conjuntamente promover acertos”, enfatizou.

Representando titulares e suplentes empossados, a diretora da Escola Municipal Deodoro Azevedo, Verônica Cardozo, falou sobre as expectativas dos gestores em relação à Comissão. “Precisamos promover o resgate da Educação de excelência que já vivenciamos no nosso município e esse espaço de discussão é importante para encontrarmos respostas aos problemas comuns”, enfatizou.

Comissão

A Comissão foi criada por meio do Decreto N.º 5772/18 e os membros, 13 titulares e 13 suplentes, que representam as regiões administrativas da Educação Municipal, foram escolhidos por meio de eleição entre os diretores de cada região. Por meio da Comissão, os diretores poderão contribuir com as decisões da Secretaria de Educação, subsidiando a pasta com informações relevantes do cotidiano escolar.