Mostra de Cinema de Ouro Preto tem filmes de alunos de Cabo Frio

image_pdfimage_print

Dois filmes produzidos por alunos do Projeto Cinema: Experimentar, Conhecer, Realizar, da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, foram selecionados para integrar a programação da 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 13 a 18 de junho. Os filmes integram a Mostra Educação, celebrando o X Fórum da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual), que tem como tema “Escola: memórias do futuro”, uma homenagem às escolas públicas.

Esse ano, participam os filmes “Dia de Prova, Dia de Cola?” e “Árvore dos Desejos”, ambos dirigidos e produzidos pelos alunos de 7º ao 9º ano da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira. O projeto é conduzido pelas professoras Marilete Boy Oliveira e Tânia Cristina Medeiros Cardoso. As exibições dos curtas estão previstas para o dia 15 de junho de 2018 (sexta-feira), a partir das 16h30, no Cine Teatro do Centro de Convenções.

Após a exibição dos filmes, será realizado um bate papo com o público, mediado por coordenadores da Rede Kino, com a participação das professoras Marilete e Tânia. “Essa é a quarta edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto insere na programação projetos audiovisuais educativos, incluindo filmes produzidos em contexto escolar”, explica Tânia, citando que a escola esteve presente em todas elas.

A programação do evento conta com seminários, mostras, oficinas, workshops e exibição de vários filmes internacionais. A entrada e inscrição para as oficinas é gratuita.

Sinopses:

Dia de Prova, Dia de Cola?” – idealizado por alunos participantes da oficina do Projeto desenvolvido na escola no ano anterior. Sob a direção dos alunos Maria Luiza Rocha Alves e Daniel Caio da Silva, atualmente na turma 900, os estudantes encenam recortes do cotidiano, desde o recebimento do calendário de provas até o dia da aplicação de uma delas, que culmina também na exploração de várias estratégias para se darem bem na avaliação. A equipe de produção do curta envolveu alunos de 7º ao 9º anos.

Árvore dos Desejos” – com direção das alunas Raíssa Batista Estevão e Paula Giovana Marques de Oliveira, ambas da turma 702, envolveu quatro turmas de 7º ano. Na primeira aula, a professora propõe às suas turmas escreverem em pedaços de papel expectativas para 2018. Inúmeros são os desejos, mas um persiste, fazendo referência ao período de 2015 a 2017, enfrentamento de paralisações e greve. A participação dos alunos contagia o ambiente, assim é construída a árvore dos desejos. As imagens mostram o processo para montagem da árvore e são acompanhadas pelas vozes dos alunos, num recorte desses desejos, como representação coletiva.