SEME participa de seminário estadual sobre alfabetização

image_pdfimage_print

A equipe formadora do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Rede Municipal de Cabo Frio participa do XVI Seminário A Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro, com o tema “Avaliar para quem? Convergência de olhares na perspectiva do ensino público”. O evento acontece no dia 17 de maio, das 9h às 17h, no auditório Pedro Calmon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Praia Vermelha).

A palestra de abertura será ministrada pela professora Rejane Freitas (UFRJ), com o tema “A organização do trabalho pedagógico na alfabetização”. A programação segue com dois painéis: “Currículo, alfabetização e avaliação da aprendizagem”, com início às 10h, e “Avaliar para quem? Avaliar o quê? Avaliar como”, a partir das 14h.

Cabo Frio possui uma equipe formadora do PNAIC com cinco docentes efetivos. O grupo se reúne semanalmente para estudar e construir a pauta formativa dos encontros com os alfabetizadores. Atualmente, cinco turmas, com cerca de 30 alunos cada, formadas por professores do Ensino Fundamental I que atuam nos anos iniciais de escolaridade (1º ao 3º ano) participam da formação, iniciada em outubro de 2017. O curso segue até o mês de junho, com encontros presenciais, que acontecem no formato de oficinas pedagógicas.