Visita à Educação abre trabalho dos integrantes do Parlamento Juvenil 2018

A agenda dos 17 parlamentares Juvenis, que tomam posse nesta quarta-feira, 9 de maio, em sessão solene na Câmara Municipal de Cabo Frio, está repleta de compromissos desde a última quinta-feira (3). O grupo iniciou pela Secretaria Municipal de Educação uma série de visitas para conhecer o funcionamento de diversos setores da administração pública de Cabo Frio. O secretário Alessandro Teixeira recepcionou os jovens, explicando as rotinas administrativas da pasta, que possui 87 unidades escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

“Os parlamentares são pessoas que percebem as demandas da sociedade e preparam respostas. Vocês estão na escola e possuem a visão do aluno, mas, acima de tudo, são cidadãos. A missão de vocês, enquanto alunos, cidadãos e parlamentares, é formatar a cidade que desejam”, sugeriu o secretário aos jovens, incentivando os parlamentares a deixar um legado. O secretário destacou o papel da escola para o desenvolvimento da cidadania, do cuidado com o bem público e da compreensão dos valores norteiam a vida em sociedade, como o respeito.

Na ocasião, o secretário também falou dos desafios de administrar a Rede Municipal, sobre a estrutura para suporte às unidades escolares, aplicação de recursos públicos e da importância da gestão compartilhada com os diretores das escolas.

Além das visitas, os parlamentares juvenis participarão de cursos, entre eles de Comunicação e Oratória e Noções Básicas de Técnicas Legislativas, bem como de sessões na Câmara Municipal a cada 15 dias. Uma das questões que deve estar na pauta do trabalho dos jovens parlamentares é a Lei Municipal do Grêmio Estudantil. As atividades do mandato as atividades seguem até o dia 28 de novembro.

O projeto Parlamento Juvenil é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabo Frio, iniciado em 2017, com a proposta de estimular o desenvolvimento do exercício pleno da cidadania entre a comunidade estudantil. Dos 17 integrantes do Parlamento Juvenil, formado por estudantes de escolas públicas do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, 11 são da Rede Municipal.  Também há um integrante da Apae.

Alunos eleitos

1. João Pedro Brum – C. E. Praia do Siqueira