Instituto Benjamin Constant ministra formação sobre orientação e mobilidade

Curso capacitou professores das Salas de Recursos Multifuncionais e dos Centros de Atendimento Pedagógico (Cenapes)

Treze servidores municipais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) adquiriram conhecimentos e técnicas de inclusão dos alunos com deficiência visual. A formação continuada “Introdução à Orientação e Mobilidade em Contextos não Escolares” foi ministrada pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), que é referência nacional no atendimento a crianças e adolescentes cegos, surdos-cegos, com baixa visão e deficiência múltipla.

Ao todo, foram quatro dias de capacitações, entre aulas teóricas e práticas conduzidas pelo professor Thiago Sardenberg. Participaram do curso os docentes das Salas de Recursos Multifuncionais e dos Centro de Atendimento Pedagógico (Cenapes).

“Aprendemos muitas teorias e conhecimentos práticos sobre o assunto, acrescentando muita didática para nós, profissionais da educação especial. Foram dias produtivos de troca e reflexão. A formação nos deu a possibilidade de pensar e pesquisar ainda mais sobre o tema”, comentou a servidora Valéria Vieira Pereira, que atua na Gerência de Educação Especial da Seme.

A próxima formação continuada, destinada aos profissionais da educação, abordará a comunicação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no cotidiano escolar, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). As inscrições estarão abertas entre os dias 17 a 20 de fevereiro e de 2 a 6 de março, no campus do IFF, localizado na Estrada de Búzios- Baía Formosa.

A aula inaugural será realizada na sede do instituto, no dia 23 de março, às 18h. Os demais encontros ocorrerão ao longo do semestre, sempre às segundas-feiras, na Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, das 18h às 21h. Mais informações sobre curso podem ser adquiridas no site do IFF. Clique aqui e acesse.