Prestação de contas é tema de curso de formação de diretores

image_pdfimage_print

A Superintendência Administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, SEME, ministrou, na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório da Ferlagos, o segundo curso de formação para diretores de unidades educacionais. O treinamento ressaltou a importância do trabalho dos gestores no processo de prestação de contas das despesas realizadas pelas escolas. Pela relevância do assunto, o curso do setor financeiro terá continuidade em mais um módulo.

 

Entre os recursos administrados pelas unidades escolares estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa Merenda Direto na Escola (PMDE). A superintendente Administrativa, Edna de Lucena, destacou a responsabilidade dos gestores com a prestação de contas de todos os recursos públicos disponibilizados para as escolas. “Além de cumprir as exigências legais, os procedimentos são continu amente fiscalizados por 

 

órgãos como o Tribunal de Contas”, enfatizou, citando que a meta do curso é oferecer subsídios para que todas as prestações de contas sejam realizadas de acordo com as regras estabelecidas.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, lembrou aos gestores escolares que um modelo de gestão compartilhada está sendo implementado na Secretaria e o envolvimento de todos é imprescindível. “É uma nova dinâmica. As ações da SEME se multiplicam na atuação dos diretores e dirigentes nas unidades escolares”, enfatizou.