Encontro de Supervisão Escolar reúne mais de 160 profissionais da Educação da Região dos Lagos

Evento refletiu sobre os desafios e as perspectivas do setor

Mais de 160 profissionais da área da Educação estiveram reunidos, nesta terça-feira (4), para debater e refletir sobre os desafios e as perspectivas da supervisão escolar. O evento, promovido pela Seme, lotou o auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) com a participação de equipes de assessoramento pedagógico da rede, direção das unidades escolares e convidados de toda a Região dos Lagos.

Durante o encontro, foram debatidas a importância das mediações feitas entre os professores, os processos de ensino e as necessidades dos alunos. “O supervisor escolar é aquele profissional responsável por articular ações pedagógicas dentro das unidades. É preciso ter uma parceria produtiva com os docentes e equipes diretivas, pensando nos desafios que são encontrados ao longo do processo educativo para levar um ensino de qualidade aos nossos alunos”, pontuou a coordenadora de Supervisão Escolar, Raphaela Macedo.

No intervalo, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Américo Vespúcio fizeram uma representação do filme Mary Poppins, abrilhantando o evento. Logo em seguida a palestrante Mônica Ramos ressaltou sobre o papel do supervisor escolar, com o tema “SUPERvisão ou SuperVISÃO Escolar? Uma Questão de Concepção”.

“Este profissional já foi considerado como alguém que tem um “super” olhar sobre toda a escola. Mas na verdade, ele tem a visão ampliada sobre os processos pedagógicos que acontecem na unidade. É quem trabalha na mediação de todo o processo, que visa ao produto final”, explicou Mônica.

A diretora da E. M. Prof.ª Wanda Pereira Roque, Auxiliadora Pessoa, comentou sobre as aprendizagens desenvolvidas no evento. “O encontro foi de grande valia para a equipe como um todo. As palestrantes agregaram valores ao saber pedagógico. A ornamentação com os acrósticos elaborados pelas unidades para os supervisores estava perfeita! Uma culminância leve, porém, enriquecedora, finalizando o ano letivo”, destacou.

“Nós da Secretaria ficamos muito felizes em ter momentos como esse. A importância do supervisor escolar é incontestável, pois é o profissional que garante a qualidade do fazer pedagógico”, finalizou a secretária de Educação, Márcia Almeida.