Premiação do Concurso de Ilustração e Produção Textual encerra II Novembro Negro Sankofa

Alunos vencedores ganharam viagem para o Museu do Amanhã

O II Novembro Negro Sankofa chegou ao fim, mas as reflexões sobre a educação antirracista e a valorização do legado afro-indígena continuam. Um dos destaques foi o Concurso de Ilustração e Produção Textual. Na cerimônia de encerramento realizada nesta segunda-feira (2), as onze crianças participantes foram premiadas, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Estiveram presentes a secretária-adjunta de Educação, Alice Moura, a superintendente pedagógica, Cláudia Brito, a coordenadora de História e Cultura Afro-Indígena, Márcia Fonseca e os servidores da Secretaria.

Orientados pelos professores, alunos de 13 escolas participaram da competição. Cada escola produziu um material por categoria e, quando a unidade tivesse um aluno com deficiência, foram produzidos dois materiais. Os temas trabalhados foram “Valorização da identidade étnica e representatividades positivas negras”, “Racismo Não”, “Situações de injúrias raciais difundidas nas redes sociais e na TV” e “Diversidade, valorização da matriz africana e indígena na formação da população brasileira”.

A secretária-adjunta, Alice Moura ponderou sobre o papel da educação no combate ao racismo. “Este mês de novembro é imprescindível para que a reflexão seja estendida por todo o ano. A educação é a base para trabalharmos o respeito à diversidade e às culturas. Parabenizamos todos os participantes pelo esforço sobre o tema”, destacou.

Cláudia Brito, superintendente pedagógica, ressaltou a participação da comunidade escolar. “Queremos parabenizar os alunos, os trabalhos ficaram excelentes. O primeiro passo para uma sociedade antirracista é conscientizar os nossos alunos”.

Para Márcia Fonseca, coordenadora de História e Cultura Afro-Indígena, o envolvimento da Secretaria de Educação foi de grande relevância. “Este apoio incentivou as unidades escolares. A cerimônia de abertura foi o estopim para todo o mês de novembro. Desejamos aprimorar, balancear os prós e contras e sermos mais enfáticos para o próximo ano”, ressaltou.

Os alunos vencedores do concurso ganharam um passeio para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante, transporte e almoço incluídos.