Dia da Astronomia é comemorado pelos alunos da rede municipal na Casa Scliar

Estudantes assistiram ao filme “Wall-E” e se divertiram com a observação do universo por meio da realidade virtual

Em 2017, o Governo Federal instituiu 2 de dezembro como o Dia Nacional da Astronomia, uma justa homenagem à ciência mais antiga do mundo, cuja função principal é observar e estudar o universo e tudo que existe nele.

A parceria entre a Seme, por meio da Cogetei, a Casa Scliar, o Observatório Nacional e a Prolagos propiciou, nesta segunda-feira, o evento “Além de Nosso Mundo”. Participaram das atividades, os alunos das escolas municipais Domingos Gouvêa, Antônio da Cunha Azevedo e a Associação dos Amigos e Pais dos Excepcionais (Apae). O objetivo foi refletir e conscientizar sobre os problemas enfrentados pelo nosso planeta, com a exibição do filme “Wall-E”, em dois turnos, às 8h e às 13h30.

Esta foi a primeira vez que as turmas do Ensino Fundamental I visitaram a Casa Scliar. “O evento agregou valor, pois a astronomia é um tema essencial. Conhecer o universo é algo bacana, porque aflora o imaginário das crianças. Foi importante que a Casa ter sediado a realização desse evento”, destacou Cristina Ventura, diretora da Casa.

Além da exibição do filme, as crianças interagiram com as realidades aumentada e virtual. Com isso, buscou-se ensinamento sobre a astronomia de forma lúdica e com o auxílio da tecnologia.

A astrônoma Isadora Bicalho e o servidor público federal Jorge Mansur, do Observatório Nacional, adoraram a interação com os alunos. “É sempre um prazer estar em Cabo Frio. Recebemos um público bem curioso com os experimentos que trouxemos. Eles interagiram bastante conosco”, afirmou Mansur.