Cabo Frio adere ao Programa Mais Alfabetização

O município de Cabo Frio aderiu ao Programa Mais Alfabetização, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do Ensino Fundamental. Ações de leitura, escrita e matemática podem ser desenvolvidas nas unidades escolares como parte do programa.

A superintendente de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Márcia Tardelli, ressalta que o novo programa é mais uma ferramenta que vem somar à política de alfabetização existente no município e será adaptado à realidade local.

O trabalho será feito, preferencialmente, por graduandos de Pedagogia e alunos dos cursos de formação de professores, que atuarão como voluntários. Os colaboradores receberão R$ 150 por mês para cada turma em que atuarem, podendo acumular até oito turmas. Não haverá vínculo empregatício.

Cerca de 40 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino podem participar do Programa e têm até o dia 16 de fevereiro para efetivar a inscrição no Portal do MEC.

Programa

O programa Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O Mais Alfabetização vai investir R$ 200 milhões, com a expectativa de atender a 4,2 milhões de alunos em aproximadamente 200 mil turmas espalhadas pelo Brasil. O repasse será feito por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).